Comitê de Crise do Sindicato de Londrina faz balanço da primeira semana de ações

postado em: Notícias | 0

Após uma semana de trabalhos focados na proteção dos bancários e bancárias em relação à contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19), o Comitê de Crise do Sindicato de Londrina fez um balanço das ações realizadas desde a última quinta-feira (19/03).

Laurito Porto de Lira Filho, diretor do Sindicato e coordenador do Comitê, afirma que o primeiro procedimento feito foi o envio, no dia 20/03, de ofícios às gerências regionais dos bancos solicitando informações a respeito das medidas que seriam tomadas nas agências para evitar a contaminação da categoria, vigilantes, clientes e usuários.

Juntamente, foram anexados os decretos 346/2020, da Prefeitura e Londrina, o 4317/2020, do governo do Paraná, e o 10.282/2020, do governo federal, que determinaram o isolamento social, com a suspensão dos serviços de atendimento presenciais nos bancos e demais empresas que prestam serviços não essenciais.

“Ao longo dessa semana recebemos diversas ligações de bancários com problemas de liberação dos grupos de riscos e aglomeração de clientes na frente das agências devido ao contingenciamento para entrada da população. Encaminhamos as questões de liberação para as Regionais e gestão de pessoal de cada banco e conseguimos solucionar as demandas”, relata Laurito.

Em relação aos problemas gerados pelo acúmulo de pessoas, principalmente nas agências da Caixa Econômica Federal, foi orientado aos gestores ligar para a Polícia Militar nos casos de tumulto, observada a necessidade de que fossem tomadas medidas para garantir a não aglomeração de clientes. “Entramos em contato com a Superintendência Regional de Londrina e pedimos para os gestores fossem orientados a providenciar marcação na porta de entrada da agência de distância de 2 metros para que o funcionário pudesse ter a segurança de não contaminação caso precise conversar com os clientes para identificar as situações em que a será permitido o atendimento”, explica.

O Comitê do Sindicato de Londrina também conseguiu garantir o fechamento de agências do Banco do Brasil e da Caixa em cidades da Região. Em Cambé, devido ao Decreto Municipal que previa a abertura dos bancos, o Sindicato entrou com ação e conseguiu medida cautelar fechando as agências na cidade.

“Quanto às denúncias de falta de higienização e equipes para higienização, recebidas, buscamos confirmar a veracidade e quando necessário estão sendo encaminhadas as denúncias para a Vigilância Sanitária do município”, afirma o dirigente sindical.

Segundo Laurito Lira Filho, luvas e máscaras estão difíceis de serem encontradas nos fornecedores locais na região, assim como o álcool gel, principal produto utilizado na higienização contra o novo coronavírus.

“Nesta semana conseguimos diversos avanços locais na proteção da categoria e em âmbito nacional, o Comando dos Bancários também assegurou alguns procedimentos padrões a serem adotados pelos bancos. Agora pedimos que aqueles que tenham alguma dificuldade em relação às medidas de proteção contra o Covid-19 que entrem em contato conosco pelos canais de contato para buscar providências necessárias”, orienta.

Principais medidas de proteção contra o Covid-19 nos bancos:

– trabalho no sistema de home office para bancários e bancárias que estão nos grupos de riscos;

– antecipação das férias para bancários que não tem com quem deixar os filhos menores e aqueles que moram com pessoas enquadradas nos grupos de riscos, como os pais idosos;

– suspensão de demissões, com exceção no Bradesco.

CANAIS DE CONTATO COM O SINDICATO DE LONDRINA

Contatos: telefone (43) 3372-8787

WhatsApp: (43) 99604-0139

E-mail: seebld@sercomtel.com.br

Facebook: bancários.londrina

 

Em caso de dúvidas ou problemas em seu local de trabalho, ligue para os dirigentes do Sindicato

Banco do Brasil
Laurito Lira Filho: 98401-3392Bradesco
Danielle Ruza: 99911-99930
Benedito Dias Mota: 99147-0467Itaú Unibanco
Valdemir (Negão): 99822-0000
Edvaldo Zanutto: 99903-5321
Eunice Miyamoto: 99967-5469 
Santander
Débora Melo: 99600-2316
Levi Ribeiro: 99164-9384
Leonardo Rentz: 98802-0404Demais bancos
WhatsApp Sindicato: 99604-0139

 

 

Por Armando Duarte Jr.