Sindicato denuncia extermínio de postos de trabalho no Itaú

postado em: Notícias | 0

Seguindo orientação da Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro), o Sindicato  mobilizou nesta terça-feira (17/03) bancários e bancárias da agência 109, do Itaú, no Dia Nacional de Luta contra as demissões praticadas pelo banco.

Em reunião na unidade, foi destacada a incessante luta do movimento sindical bancários em defesa dos empregos no setor financeiro, o mais lucrativo da sociedade brasileira. Também foi distribuída a edição do informativo Itaunido, que trouxe dados sobre o lucro do banco e os números sobre a nova reestruturação.

Apesar de ter obtido um lucro líquido de R$ 46,8 bilhões em 2025, o Itaú cortou 3.535 vagas de emprego no mesmo período e fechou as portas de 319 agências. Ao mesmo tempo, o banco aumento para mais de 100 milhões sua base de clientes.

O presidente do Sindicato, Laurito Porto de Lira Filho, afirma que quanto mais alto for o lucro do Itaú maior é a pressão pelo cumprimento de metas e o corte de gastos para economizar com as despesas administrativas. “O pior é que o impacto disso é sofrido pelos bancários e os clientes, com mais sobrecarga de serviços nas agências que ainda sobram, aumento no número de pessoas a atender, adoecimento maior, filas enormes e muita reclamação”, pontua.

Com isso, Laurito acredita que o Itaú não está nem um pouco preocupado com a sua imagem ou mesmo com as dificuldades causadas com essa busca incessante por lucros cada vez mais exorbitantes.  “Infelizmente o Itaú age com descaso total em relação às pessoas, porque só se interessa em explorar para elevar seu ganho fácil”.

O presidente do Sindicato, Laurito Filho, falou da luta em defesa dos empregos nos bancos

Por Armando Duarte Jr.