Nesta sexta-feira (3/10) o Sindicato promoveu o 3º Encontro Solidário de Bancários 60+, que teve palestra com o tema “Prevenção contra golpes digitais”.
Os soldados da Guarda Municipal de Londrina, Roselaine dos Santos e Allan Cesar Pelaquim falaram sobre como as pessoas devem se proteger de golpes praticados por meio de ligações do celular, na internet e até em casa, com falsos prestadores de serviços.
Eles destacaram a importância de fazer contato com familiares ou amigos na suspeita de golpes, solicitar a identificação de prestadores de serviços, ligando também para a empresa para confirmar dados da pessoa, evitar clicar em links desconhecidos e, também, alertaram para não fornecer senhas, documentos ou dados bancários pelo telefone, e-mail ou pelas redes sociais.

Para o diretor do Sindicato, Carlos Kotinda, a palestra da Guarda Municipal foi muito esclarecedora e trouxe informações fundamentais sobre segurança. “Atualmente tem golpe por todos os lados e os aposentados são as principais vítimas. Escolhemos esse tema por entender que vem de encontro como o nosso público e também porque às vezes as pessoas não sabem como agir diante de crimes pelo celular”, salienta.
Outra dica dada pelos soldados foi o registro de Boletim de Ocorrência junto à Delegacia da Polícia Civil ou pela internet.
O evento também foi prestigiado pela deputada Lenir de Assis (PT-PR).
Por Armando Duarte Jr.