Grito dos Excluídos este ano destacou a luta pela vida e a democracia

postado em: Eventos, Notícias | 0

O 31º Grito dos Excluídos foi realizado neste final de semana com o lema: “A vida em primeiro lugar – Cuidar da Casa Comum e da democracia é luta de todo dia”.

Organizado pelas Pastorais da Igreja Católica, entidades sindicais, partidos políticos progressistas, MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra), movimentos populares e sociais, o tradicional protesto que ocorre no dia 7 de Setembro – Dia da Independência do Brasil teve atividades em diversas cidades do país.

Em Londrina, cerca de 200 pessoas participaram do Grito dos Excluídos, realizado no sábado (6/09), com uma concentração em frente ao Cine-teatro Ouro Verde, onde houve celebração feita pelo arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz. Depois teve uma caminhada pelo Calçadão, seguida de Ato Público no chafariz, onde o padre Dirceu Luiz Fumagalli fez outra celebração.

Também estiveram presentes a vereadora Paula Vicente (PT) e a deputada federal Lenir de Assis (PT- PR).

Entidades também levaram para esta atividade urnas do Plebiscito Popular 2025, que busca apoio da população para aprovação pelo Congresso Nacional da redução da jornada de trabalho, do aumento do Imposto de Renda sobre os super-ricos e isenção para quem recebe até R$ 5 mil/mês.

Por Armando Duarte Jr. – Fotos: Ivo Ayres