Durante debate promovido pelo Coletivo de Sindicatos de Londrina e Região em parceria com o Portal Verdade, na última sexta-feira (20/09), os candidatos à Prefeitura de Londrina foram convidados a assinar uma Carta Compromisso.
O documento, elaborado pela Comissão Organizadora do evento, estabelece 17 pautas que vão desde o estímulo à geração de empregos, democratização do acesso à cultura, combate a diferentes formas de assédio no funcionalismo municipal, promoção de uma educação antirracista, entre outros assuntos (clique aqui para baixar o documento).
A Carta foi enviada antecipadamente às candidaturas para que pudessem apreciar. A proposição de Carta Compromisso é comum em tempos eleitorais e busca não só evidenciar determinadas reivindicações, mas também chamar a atenção para a importância de uma governança dialogada com os diferentes segmentos da sociedade.
Dos seis prefeituráveis que compareceram ao debate, apenas Diego Garcia (Republicamos) não assinou a carta. O parlamentar é deputado federal pelo Paraná, está em seu terceiro mandato e sempre votou contra matérias de interesse da Classe Trabalhadora.
Barbosa Neto (PDT), Coronel Villa (PSDB), Isabel Diniz (PT), Professora Maria Tereza (PP) e Tercilio Turini (MDB) concordaram com o documento, cujo enfoque é a defesa dos direitos humanos, valorização dos espaços e serviços públicos no município.
A candidatura de Tiago Amaral (PSD), embora tenha participado de todas as reuniões e confirmado presença, informou há menos de uma hora do início do debate, por meio de sua assessoria, que não poderia comparecer. “Agora pela manhã estamos em visita aos bairros e não chegaremos a tempo de participar do debate”, disseram.
A redação do Portal Verdade entrou em contato com a assessoria de Diego Garcia solicitando a justificativa para o candidato não ter assinado a Carta Compromisso, mas até o momento, não houve retorno.
Por Franciele Rodrigues/Portal Verdade