Londrina: CISTT avança na organização de Seminário sobre notificações em saúde do trabalhador

postado em: Notícias | 0

A CISTT (Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora) realizou, na terça-feira (20) e quinta-feira (22/01), duas reuniões estratégicas para avançar na organização do Seminário sobre a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, idealizado pela própria Comissão e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde de Londrina. Entre os participantes esteve Laurito Porto de Lira Filho, presidente do Sindicato de Londrina e membro da CISTT, que acompanhou e contribuiu com os debates realizados nos dois encontros.

O Seminário terá como tema “Notificações: uma determinante para a condução digna e eficiente da saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores”, destacando a centralidade das notificações como instrumento essencial para a vigilância em saúde, a prevenção de agravos relacionados ao trabalho e a garantia de direitos da Classe Trabalhadora.

Na terça-feira, a Comissão se reuniu com a Autarquia Municipal de Saúde de Londrina, em encontro que contou com a presença da diretora superintendente, Vivian Feijó, e da diretora geral, Rita Domansky. A reunião teve como objetivo dialogar sobre o apoio da gestão municipal à realização do Seminário, especialmente no que diz respeito à estrutura necessária, definição de datas e ao público-alvo do evento. O diálogo reafirmou a importância da articulação entre controle social e gestão pública para o fortalecimento das políticas de saúde do trabalhador e da trabalhadora.

Já na quinta-feira, a CISTT realizou reunião interna para dar continuidade aos encaminhamentos. Na ocasião, foi definida a realização do Seminário no dia 8 de abril. Também foram debatidos os eixos temáticos que irão compor as mesas, a proposta de abertura do evento e a indicação de possíveis convidados e convidadas, considerando a diversidade de experiências e atuações no campo da saúde do trabalhador.

Ficou deliberado ainda que a Comissão deverá se reunir de forma extraordinária antes da próxima reunião ordinária, com o objetivo de finalizar a composição dos assuntos das mesas e consolidar a relação de possíveis participantes e palestrantes.

“Para a CISTT, este Seminário representa um passo importante no fortalecimento da vigilância em saúde do trabalhador, na qualificação das notificações e na defesa de condições dignas de trabalho e de atenção integral à saúde das trabalhadoras e dos trabalhadores de Londrina”, explica Laurito.

 

 

A CISTT definiu na quinta-feira (22) encaminhamentos para realizar o Seminário sobre a Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora