
As Comissões de Empregados dos bancos privados e estatais se reuniram na quinta-feira (22/01), para dar início aos trabalhos de organização dos Encontros Estaduais por Banco, etapa fundamental do processo de construção da pauta de reivindicações das bancárias e bancários do Paraná.
Os Encontros Estaduais antecedem a Conferência Estadual das Bancárias e Bancários do Paraná, que ocorrerá nos dias 16 e 17 de maio, e têm como objetivo debater e sistematizar os principais temas que irão compor a Minuta de Reivindicações da categoria. Essa Minuta será levada aos Encontros Nacionais, marcados para os dias 17 e 18 de junho, no caso dos bancos públicos, e no dia 19 de junho para os bancos privados.
A Conferência Nacional das Bancárias e Bancários está prevista para os dias 20 e 21 de junho, momento em que as propostas levantadas nos estados e nos Encontros Nacionais serão consolidadas para a Campanha Nacional 2026 da categoria.
Uma das novidades deste ano será a realização do Encontro Estadual dos Aposentados, ampliando o espaço de debate e garantindo a participação desse segmento na construção das reivindicações.
A comissão definiu que voltará a se reunir em fevereiro, após a realização das reuniões dos coletivos por banco. Esses encontros setoriais terão a tarefa de debater os principais problemas enfrentados pelas trabalhadoras e trabalhadores em cada instituição e indicar os temas prioritários a serem levados para o Encontro Estadual.
Participaram da reunião representantes do Sindicato de Londrina que integram as Comissões estaduais de seus respectivos bancos: Laurito Porto de Lira Filho (Banco do Brasil), Valdecir Cenali (Bradesco) e Eunice Tieko Miyamoto (Itaú).
“A presença dos nossos dirigentes reforça a atuação do Sindicato na organização estadual da categoria e na defesa dos direitos das bancárias e bancários do Paraná”, ressalta Laurito, que é presidente do Sindicato de Londrina.