Nesta terça-feira (14/10), Sindicatos de diversas cidades do país estão mobilizados no Dia Nacional de Luta dos Funcionários do Itaú contra o fechamento de agências, as demissões, metas abusivas e o assédio moral.
Em Londrina, dirigentes do Sindicato se reuniram com bancários e bancárias da agência 109 e distribuíram o jornal Itaunido, destacando a diferença da imagem do banco nas propagandas e a da vida real.
“A situação está insuportável no Itaú. Mesmo com um lucro de mais de 20 bilhões de reais no primeiro semestre, o banco continua impondo metas cada vez mais altas, fecha agências e, demite em massa, causando sobrecarga de serviços e acúmulo de funções para quem fica”, denuncia a secretária de Saúde do Sindicato de Londrina, Eunice Miyamoto.
Segundo Eunice, com isso aumentam também os casos de adoecimento entre os bancários e bancárias, fazendo com que o Itaú se mantenha na liderança em afastamentos por questões de saúde.
Não bastasse isso, o banco tem feito o monitoramento do desempenho dos funcionários por meio da IA (Inteligência Artificial) sem ao menos ter negociado esse sistema com o movimento sindical. “Falta humanidade, falta transparência e sobra muita ganância. Queremos negociações para discutir as metas, suspender as demissões e garantir um ambiente de trabalho saudável”, finaliza a diretora do Sindicato de Londrina.


Por Armando Duarte Jr.