Nova reestruturação no Banco do Brasil vai fechar agências e reduzir pessoal

postado em: Notícias | 0

O Banco do Brasil emitiu nesta segunda-feira (11/01) Fato Relevante, direcionado ao mercado financeiro, anunciando o lançamento de uma nova reestruturação, com a qual objetiva o “incremento da eficiência operacional” e o “redimensionamento de sua estrutura organizacional”.

Segundo informa o documento, as mudanças ocorrerão no primeiro semestre deste ano. Devem ser desativadas 361 unidades, compreendendo 112 agências, 7 escritórios, e 242 PAs (Pontos de Atendimento).

Outras 243 agências serão transformadas em PAs e oito PAs virarão agências. Nesta reestruturação também serão transformadas 145 unidades de negócios em Lojas BB, sem a disponibilização de guichês de caixas.

O BB ainda vai fazer a relocalização compartilhada de 85 unidades de negócios, sendo 14 Agências Especializadas Agro e 14 Escritórios Leve Digital para atendimento aos clientes pelas redes sociais.

Redução de funcionários

A reestruturação prevê também novas edições do PDE (Programa de Desligamento Extraordinário) e do PAQ (Programa de Adequação de Quadros). O banco pretende conseguir a adesão de cerca de 5 mil funcionários com esses programas.

O diretor do Sindicato de Londrina, Laurito Porto de Lira Filho, afirma que a Dipes (Diretoria de Gestão de Pessoas) deve detalhar nesta segunda-feira (11) as regras e calendário do PDE e do PAQ para a CEBB (Comissão Executiva dos Funcionários).

“Orientamos os colegas a analisarem com atenção as vantagens que serão oferecidas pelo BB a quem aderir aos programas e a não aceitarem pressões de gestores para sair. Essa é uma decisão que cabe a cada um tomar sem interferência de terceiros”, ressalta Laurito.

Por Armando Duarte Jr.