Comitê realiza mobilização no Congresso em defesa das empresas públicas

postado em: Notícias | 0


O Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas realiza nesta semana uma série de atividades no Congresso Nacional para denunciar o processo de desmonte das estatais promovido pelo governo Bolsonaro. A partir desta terça-feira (3/03) até quinta (5) serão realizadas visitas às lideranças partidárias e parlamentares.

Nesta terça-feira, a partir das 13h00, haverá uma reunião do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas no Congresso, na sala da liderança do PT no Senado. Em seguida, terão início as reuniões com parlamentares e lideranças partidárias.

Segundo a coordenadora do Comitê e representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa, Rita Serrano, o objetivo dessa mobilização é debater leis e medidas provisórias relacionadas a projetos de privatização.

“Vamos para o Congresso dialogar, argumentar e defender nossas empresas e seus trabalhadores. Hoje, a ameaça privatista atinge a Petrobras, a Casa da Moeda, bancos como Caixa e BB e muitas outras, colocando em risco a soberania do País, empregos e direitos trabalhistas”, destaca Rita Serrano, que também é diretora da Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal).

Recentemente, o governo tentou passar por cima do Congresso para acelerar o ritmo das privatizações – o chamado fast track (via rápida), uma medida que poderia ser oficializada via decreto e dispensaria propor projeto de lei -, mas acabou recuando após o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, declarar que seria ilegal.

“O governo tem pressa e precisamos de muita organização para reagir rapidamente. É muito importante ampliar esse debate e conquistar mais aliados em defesa das empresas públicas brasileiras”, explica Rita Serrano.

Fonte: Contraf-CUT